fbpx
6 MITOS SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA
25/01/2018
DOR NAS COSTAS – SERÁ QUE É CÓLICA RENAL?
25/01/2018

FIMOSE, É PRECISO OPERAR?

Fimose é a incapacidade de expor a glande (“cabeça”) do pênis de maneira adequada. Ao nascimento, isso é normal, pois existem aderências entre a glande e o prepúcio (a pele do pênis que recobre a glande). Com o crescimento da criança, o prepúcio fica cada vez mais retrátil, expondo cada vez mais a glande, sendo que com 3 a 4 anos de idade, a maioria das crianças já tem o prepúcio completamente retrátil. Em outras palavras, a fimose “cura”, sem nenhum tratamento. Porém, quando os pais fazem a retração forçada do prepúcio, pode ocorrer a formação de uma cicatriz circular no prepúcio, dificultando ainda mais a exposição da glande.

Nesses casos, o problema dificilmente se resolve sem cirurgia.

Mas é preciso operar? Por quê? A cirurgia para correção de fimose é chamada Postectomia (ou Circuncisão), e é realizada há mais de 6000 anos por diversos motivos, como religiosos, culturais, e até higiênicos. O principal problema da fimose é que não havendo uma boa exposição da glande, não é possível sua higienização adequada. Com isso, há um maior risco de infecção da glande e do prepúcio, de infecção urinária, há um aumento da chance de transmissão do vírus HIV e aumento de chance de câncer de pênis.

O objetivo do tratamento é tornar a glande exposta para a higiene. A cirurgia é realizada na maioria das vezes com anestesia local, e a recuperação é rápida. No entanto, não deve ser indicada de rotina para todos pacientes com fimose. A cirurgia tem seus riscos, e o Urologista tem o papel de discutir com a família os riscos e os benefícios desse procedimento.

Além da cirurgia, existem tratamentos com pomadas que permitem aumentar a retratibilidade do prepúcio, podendo evitar a cirurgia em muitos casos.



UROLOGISTA MARCELO LINHARES

Graduado pela USP, com residência em Cirurgia Geral e Cirurgia Urológica no Hospital das Clínicas (HC). Especializado em Cirurgia Robótica no Boston Children’s Hospital, da Harvard Medical School.

Ligue agora e agende uma consulta.
(11) 99465-4512
(11) 2729-1044

Se preferir:

Enviar mensagem para o Médico
Agende uma Consulta
Call Now Button